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Desenvolvimento de Projeto Editorial para canais de diálogo com diferentes partes interessadas no âmbito do projeto de pesquisa "Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas"

Processo: 24/15381-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Cassiana Carolina Montagner
Beneficiário:Michele Fernandes Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto De Química, Brasil  
Vinculado ao auxílio:22/12104-4 - Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas, AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   Jornalismo científico   Ciência ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Jornalismo Científico | Ciências Ambientais

Resumo

No Brasil, com 30% de seu território classificado como área agriculturável, a poluição por pesticidas é um dos principais desafios para obtenção de um modelo sustentável para o agronegócio. De outro lado, há carência de informação e conhecimento sobre os impactos da presença residual de pesticidas na água e no solo. Soma-se a isto a participação do setor no consumo e na consequente poluição por plásticos. A combinação entre contaminação por pesticidas e poluição plástica tem efeitos potenciais ainda pouco estudados, e é nesta lacuna que se insere o projeto de pesquisa ao qual esta proposta está vinculada. Assim, visando o compartilhamento de informações e do conhecimento gerado com diferentes partes interessadas - a própria comunidade científica; pessoas envolvidas na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; e sociedade em geral, o presente plano de atividades, previsto para execução ao longo do segundo semestre de vigência do projeto de pesquisa (com possibilidade de prorrogação até o mês 18) ao qual a proposta está vinculada, consiste em: identificação e caracterização de partes interessadas, com sistematização de perfis para planejamento de canais de diálogo com base no melhor conhecimento disponível sobre processos de Comunicação Social, Marketing Digital, Comunicação Pública da Ciência e promoção da Cultura Científica; desenvolvimento de arquitetura de informação para site/sites institucionais; planejamento editorial para presença digital do projeto de pesquisa; e produção de conteúdos para canais diversos.

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