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Fatores distratores para o raciocínio clínico colaborativo no trabalho interprofissional

Processo: 24/14911-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 30 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 18 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Fernanda Petrini Rodrigues das Neves
Supervisor: Dario Cecilio Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). Campus Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Erasmus University Rotterdam (EUR), Holanda  
Vinculado à bolsa:23/05801-3 - Grau de funcionalidade de crianças com mielomeningocele e a sobrecarga de seus cuidadores informais, BP.IC
Assunto(s):Raciocínio clínico   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equipe interdisciplinar de saúde | Fator Distrator | Raciocínio clínico | Educação Médica

Resumo

O raciocínio clínico é a base para uma tomada de decisão clínica precisa e eficaz. No trabalho interprofissional, o raciocínio clínico adquire um caráter colaborativo, envolvendo a cooperação entre profissionais de diferentes áreas e permitindo uma visão multifacetada dos problemas de saúde, a fim de promover a integralidade do cuidado. O Institute of Medical Education Research Rotterdam (iMERR), da Erasmus University Medical Center, em Rotterdam-Holanda, possui alguns dos principais experts da área do Raciocínio Clínico, sendo esse um dos principais temas de pesquisa realizados na instituição. Esse projeto para Estágio de Pesquisa no Exterior tem como objetivo desenvolver e validar junto com especialistas um instrumento (guia) de identificação de distratores para o raciocínio clínico colaborativo no trabalho interprofissional. Para atingir esse objetivo, esse estágio será realizado durante 2 meses e 20 dias no iMERR, em cooperação e coautoria com o grupo de pesquisa em raciocínio clínico. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas etapas: construção - revisão de escopo e desenvolvimento de material, sob orientação dos especialistas em raciocínio clínico da instituição -, e validação por revisão pelo comitê de especialistas. Como o comitê conta com a participação de pesquisadores brasileiros, o material será traduzido e validado para o contexto nacional. Os resultados finais serão apresentados em relatórios discursivos, tabelas e gráficos, onde será estruturada a versão pré-final do instrumento.

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