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A visão estético-política em Liberdade liberdade (1965 - Brasil) e Liberdade liberdade (1974 - Portugal): aspectos do trabalho de Vianinha e do Grupo Opinião.

Processo: 24/15874-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 28 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 16 de junho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elizabete Sanches Rocha
Beneficiário:Gabriella Pereira Rodrigues
Supervisor: Paula Cristina Gomes Magalhaes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:23/14500-7 - Moço em estado de sítio: esquivas e confrontos, BP.MS
Assunto(s):Revolução dos Cravos   Dramaturgia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ditadura brasileira | grupo opinião | liberdade liberdade | Oduvaldo Vianna Filho | Revolução Dos Cravos | teatro lusófono | Dramaturgia

Resumo

O projeto para Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior, intitulado A visão estético-política em Liberdade liberdade (1965 - Brasil) e Liberdade liberdade (1974 - Portugal): aspectos do trabalho de Vianinha e do Grupo Opinião, almeja resgatar o texto e a encenação portuguesa de Liberdade, liberdade (1974), realizada no Teatro Villaret, do empresário Raúl Solnado, em Lisboa, para ampliar o escopo teórico sobre a peça e sobre a relação entre teatro português e brasileiro e, assim, reiterar a proximidade entre estas teatralidades lusófonas, a fim de, com isso, também ampliar a metodologia da pesquisa referente à Bolsa no País, adicionando o estudo de duas dramaturgias, a nacional e a portuguesa (adaptada da versão brasileira) com o objetivo de delimitar noções e conceitos sobre dramaturgia através do contraste formal e temático entre os textos. Por fim, nossa hipótese de análise das dramaturgias de Liberdade liberdade se centra nas evidências de que os contextos políticos produziram duas encenações orientadas por especificidades históricas distintas; no caso brasileiro, a encenação de Liberdade liberdade (1965), realizada pelo Grupo Opinião, ocorreu em momento contrarrevolucionário, enquanto a versão portuguesa foi realizada na aurora da Revolução dos Cravos, que completou 50 anos, neste ano.

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