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Surdos na França e no Brasil: instituições, (a)normalidades e corporalidades

Processo: 24/12637-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 12 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 11 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Cynthia Andersen Sarti
Beneficiário:Cibele Barbalho Assensio
Supervisor: Andrea Benvenuto
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Des Hautes Études En Sciences Sociales, França  
Vinculado à bolsa:21/06206-6 - Corporalidades, gestualidades e visualidades - uma etnografia de escolas bilíngues para surdos, BP.DR
Assunto(s):Deficiências   Instituições   Língua Brasileira de Sinais   Surdez
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corporalidades | deficiência | instituições | Libras | Normalidade | Surdez | Estudos sociais da deficiência

Resumo

Esta proposta de estágio de doutorado busca refletir sobre as relações entre anormalidade/normalidade e as corporalidades presentes no ambiente francês de educação bilíngue para surdos. Ao longo da pesquisa de doutorado, tenho buscado compreender como os sujeitos vivenciam o ambiente das instituições educacionais concebidas para pessoas com surdez na cidade de São Paulo. O ponto central de investigação tem sido o processo de corporificação da gestualidade e da visualidade que caracteriza esses lugares ocupados por pessoas que não ouvem, passando pela questão da experiência corporal e, a partir dela, tenho observado relações que sugerem uma certa normalidade surda, que desloca o que geralmente compreendemos como norma em termos de comunicação oral-auditiva, manejos corporais e percepções relacionadas aos sentidos. Que nuances e semelhanças poderiam ser encontradas em termos de corporalidades, gestualidades e visualidades em um ambiente de educação bilíngue para surdos francesa? Como o aporte teórico disponível nesse país sobre o tema poderia contribuir para o entendimento das corporalidades surdas brasileiras? A presente proposta de estágio detém-se sobre essas questões, tomando como base: a bibliografia francesa sobre o tema disponível no Instituto Nacional de Jovens Surdos (INJS) de Paris, local onde já realizei atividades durante estágio de mestrado (BEPE/Fapesp) e pretendo realizar visitas para interlocução com profissionais da área e estudantes; a interlocução com pesquisadores do Programe Handcaps et Societés da École des Hautes Études en Sciences Sociales (ÉHÉSS) com os quais tenho mantido contato desde 2014, quando participei do Colloque franco-latinoaméricain de recherche sur le handicap, com financiamento da Fapesp.

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