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Caracterização frente à corrosão das ligas de alumínio 5052-h32 e 6061-t6 soldadas por fricção e mistura (fsw)

Processo: 24/17306-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Isolda Costa
Beneficiário:João Pedro Cinto Denardi
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microestruturas   Soldagem   Corrosão   Corrosão galvânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caracterização de superfície | Corrosão Galvânica | Fsw | microestrutura | Soldagem | Corrosão

Resumo

Este plano de trabalho aborda a relevância das ligas de alumínio 5052 e 6061 na indústria automotiva, naval e aeronáutica devido às suas boas propriedades mecânicas. Destaca-se a dificuldade de métodos convencionais na soldagem de ligas de alumínio devido às suas diferenças de propriedades termomecânicas e características físico-químicas do alumínio. A soldagem por fricção e mistura (FSW) é apresentada como uma alternativa interessante, permitindo a união eficaz de diferentes ligas. A pesquisa proposta busca investigar a resistência à corrosão das ligas de alumínio 5052-H32 e 6061-T6 soldadas pelo método FSW. A metodologia inclui caracterização microestrutural, avaliação do acoplamento galvânico e monitoramento do desenvolvimento corrosivo por técnicas eletroquímicas. É destacada a importância desta pesquisa para as indústrias automotiva, naval e aeronáutica, ressaltando a utilização de ligas de alumínio soldadas para maior economia, eficiência e sustentabilidade dos veículos.

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