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Infância, subjetividade e cultura midiática: parâmetros para a produção de conteúdos audiovisuais de qualidade

Processo: 24/11976-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 04 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 03 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Beneficiário:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Pesquisador Anfitrião: Sara de Jesus Gomes Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Cultura midiática   Infância   Subjetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conteúdos Audiovisuais De Qualidade | cultura midiática | Infancia | subjetividade | Vigotski | Psicologia da educação

Resumo

Reconhecendo o uso massivo das tecnologias virtuais (convergentes, móveis e interconectadas) e a centralidade das mídias na vida das crianças contemporâneas, a proposta deste projeto é a de investigar elementos teóricos relacionados à produção e oferta de conteúdos culturais midiáticos de qualidade dirigidos à infância, em especial no campo da ficção. O propósito principal é o de coligir a produção acadêmica recente nacional e internacional voltada para o estudo da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual para a infância, que de certo modo hoje se encontra pulverizada, visando conhecer, de modo mais aprofundado, as orientações teóricas, problemáticas e modalidades de pesquisa empreendidas. A expectativa é de que a sistematização pretendida, que será examinada a partir da perspectiva vigotskiana, traga elementos para a identificação de princípios que devem ser atendidos para que esta produção se qualifique. Espera-se também que os resultados da investigação possam, não somente preencher importante lacuna nos estudos que vêm sendo realizados sobre a oferta e o consumo de conteúdos audiovisuais dirigidos à infância (em particular no campo da educação), como também subsidiar a formulação de ações no plano das políticas públicas (no que diz respeito ao trabalho de promoção, fomento, formação e difusão de conteúdo infantil de qualidade) e da educação midiática. Tal projeto se apoia na perspectiva apontada por David Buckingham: "no novo ambiente midiático a educação não deve se limitar a nos dar condições de entender e lidar com o que já existe. Também deve nos incentivar a explorar alternativas e exigir mudanças." (BUCKINGHAM, 2022, p. 128). A proposta é que a pesquisa se realize junto ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, principal unidade de investigação no campo das Ciências da Comunicação em Portugal (e uma das mais destacadas da Europa), a convite de Sara Pereira, referência nesse campo no cenário internacional.

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