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Entre o subúrbio carioca e Portugal: a circulação de Lima Barreto numa perspectiva transnacional

Processo: 24/15041-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Denilson Botelho de Deus
Beneficiário:Denilson Botelho de Deus
Pesquisador Anfitrião: Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Crítica literária   História e literatura   Lima Barreto   Mediação cultural   Primeira República (1889-1930)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Critica literária | História e Literatura | Lima Barreto | Mediação cultural | Primeira Republica | História e Literatura

Resumo

Neste projeto propõe-se uma investigação detalhada e sistemática sobre a circulação da obra de Lima Barreto em Portugal, bem como sobre as relações entre o escritor carioca e autores portugueses. Trata-se de analisar as conexões transnacionais entre esses dois universos da produção cultural, dimensionando as possíveis influências que a leitura e o contato com intelectuais portugueses exerceram sobre a sua produção literária, assim como as suas possíveis inserções no universo letrado português. Em quais periódicos Lima Barreto foi objeto de algum tipo de apreciação? Quais foram os escritores portugueses que tiveram contato com a sua obra? De que modo tais escritores se fizeram presentes nos textos do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma? Afinal, qual a relação que Lima Barreto estabeleceu com diferentes intelectuais portugueses que foram, de algum modo, lidos e comentados em seus artigos, crônicas e demais escritos? Considerando que "o que sai de um lugar não chega nunca intacto em outro, sobretudo quando se trata de circulação de ideias, tradições culturais e experiências políticas", como argumenta Edilene Toledo, pretende-se compreender como Lima Barreto se apropriou de leituras de autores portugueses e, a partir delas, formulou uma concepção própria de arte e de literatura, operando um tipo de prática de mediação cultural na condição de sujeito histórico. Do mesmo modo, adota-se a perspectiva do intercâmbio e da circulação de pessoas, ideias e instituições - nos moldes de uma história transnacional -, tomando como objeto de análise a recepção do escritor carioca em Portugal.

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