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Desenvolvimento de um instrumento avaliativo do comportamento técnico-tático de praticantes de luta em atividades de oposição não cooperativa

Processo: 24/04053-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo Bonatto Rufino
Beneficiário:Tomás de Lima Ribeiro Almeida Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem motora   Artes marciais   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | Artes marciais | ensino | Luta | Prática pedagógica; formação; processos de ensino e aprendizagem.

Resumo

Enquanto múltiplos objetivos podem orientar práticas diversas de Luta, para várias delas, como para as que objetivam proteção pessoal, os problemas do rendimento em combate e, pois, da didática desse rendimento são inescapáveis. Nesses contextos, faz-se necessário investigar de que maneira as diversas abordagens didáticas da Luta influenciam o desenvolvimento não de técnicas de Luta padronizadas, mas da capacidade de se lidar com situações de combate diversas. Uma investigação desse tipo, portanto, exige métodos de avaliação da aprendizagem de Luta, ao mesmo tempo, independentes de padrões técnicos fixos e adequados à análise das situações de oposição não cooperativa construídas nas próprias situações de treinamento. Este trabalho pretende iniciar uma investigação sobre como "Abordagens Orientadas por Restrições" e "Abordagens Centradas na Tática" influenciam a aprendizagem de Luta, por meio do desenvolvimento de um instrumento de avaliação - a ser testado em um programa de treinamento em Kungfu Tradicional para proteção pessoal baseado nas abordagens de interesse e implementado numa turma de extensão universitária voltada ao público adulto - do comportamento técnico-tático de praticantes de Luta em atividades de oposição não cooperativa, tal que esse instrumento permita, se utilizado reincidentemente com um mesmo público, inferir aquisição de competências de combate ao longo do tempo.

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