Busca avançada
Ano de início
Entree

O Conceito de Experiência na BNCC: Uma Análise dos Pressupostos Pedagógicos Previstos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Processo: 24/14096-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Gomes
Beneficiário:Helen Mariano Polachini
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Experiências   Filosofia da educação   Formação   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | Base Nacional Comum Curricular | Experiência | Filosofia da Educação | Formação | pedagogia | Filosofia da Educação

Resumo

O objetivo deste projeto é analisar a Experiência, conceito central na tradição do pensamento pedagógico ocidental, à luz dos significados que lhe são atribuídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Etapa do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para tanto, o estudo fundamenta-se na Filosofia da Educação como campo de pesquisa e traça a amplitude de seu corpus, principalmente, no pensamento de Walter Benjamin (1892-1940), importante filósofo frankfurtiano, que compõe o referencial teórico deste estudo, a Teoria Crítica da Sociedade. A justificativa desta análise se traduz no prosseguimento de uma pesquisa de Iniciação Científica que constatou o ressignificado da Experiência na Etapa da Educação Infantil da BNCC e que, agora, busca ser aprofundada na etapa escolar seguinte a esta. Diante disso, para a organização, interpretação e eficácia deste estudo bibliográfico-documental, recorremos à Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Trata-se de uma investigação conceitual qualitativa de caráter exploratório, que ao trazer um consequente comparativo entre o passado e o presente da Experiência, visa contribuir para a compreensão, reflexão e revisão das práticas pedagógicas a partir do significado dela na BNCC, transcendendo a noção de Habilidades e Competências presente no documento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)