Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação científica orientada para o futuro: uma análise de narrativas sobre tecnologias disruptivas

Processo: 24/06441-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Leandro do Nascimento Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de ciências   Futuro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação orientada para o futuro | ensino de ciencias | Futuro | Percepção de futuro | Tecnologias disruptivas | Ensino de Ciências

Resumo

As ameaças sociais do desenvolvimento científico e tecnológico mudaram a maneira como as pessoas se relacionam com a ciência e a tecnologia, colocando-as em situações onde a ação é cada vez mais limitada. Sem uma referência que oriente a maneira de agir, ou seja, sem um passado que ajude a entender o presente, o futuro se torna cada vez mais pessimista, resultando no aumento da ansiedade e no descrédito em relação aos avanços científicos e tecnológicos. Frente a isso, estratégias capazes de investigar e realizar previsões para o futuro são cada vez mais necessárias, dada a influência da ciência e da tecnologia no cotidiano e da sua influência em eventos de ameaça global. Apesar do pessimismo, a literatura acadêmica indica que é possível desenvolver uma visão de futuro mais otimista e sustentável, por meio da criatividade e da imaginação de futuros possíveis. A partir da literatura sobre educação científica orientada para o futuro e da teoria da Sociedade de Risco de Ulrich Beck, esse estudo visa analisar perspectivas de futuro a partir de narrativas, produzidas por estudantes do Ensino Médio, a partir de um levantamento sobre tecnologias disruptivas com stakeholder. Esse levantamento será o objeto de análise para o desenvolvimento de módulo didático para a Educação Básica, objetivando a exploração de futuros possíveis e possibilidade de ação quando abordadas questões relacionadas a tecnologias disruptivas. Esperamos desenvolver uma ferramenta didático-metodológica que crie oportunidades de investigação, argumentação e criação de cenários que envolvam o desenvolvimento científico e tecnológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)