Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto escolar com base em evidências e precedentes e os seus métodos de pesquisa

Processo: 19/18134-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 31 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 30 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Pedro Padilha Gonçalves
Supervisor no Exterior: Ben Cleveland
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Melbourne, Austrália  
Vinculado à bolsa:19/07124-3 - Arquitetura escolar apoiada por evidências projetuais: dinâmicas educacionais e impactos ambientais, BP.IC
Assunto(s):Escolas (arquitetura)   Projeto de arquitetura   Intercâmbio de pesquisadores

Resumo

Este projeto de pesquisa trata de evidências e projeto escolar baseado em precedentes para apoiar o processo de projeto de ambientes de ensino para o século 21 e as dinâmicas na educação que criam incertezas. O objetivo do estudo é analisar e organizar os resultados da pesquisa de arquitetura escolar para a futura transformação em parâmetros de projeto e sua representação gráfica. Uma revisão sistemática da literatura será ampliada com a confirmação de evidências através da avaliação de exemplos precedentes de escolas exemplares de ensino médio na Austrália. Serão analisados os métodos de avaliação desenvolvidos pelo LEaRN (Learning Environments Applied Research Network) grupo da School of Design (Faculty of Architecture, Building and Planning) da Universidade de Melbourne. As atividades de pesquisa estarão orientadas pelo Professor Dr. Benjamin Cleveland, Professor Sênior e Diretor Associado da LEaRN. Esta proposta de pesquisa está relacionada ao estudo em andamento no Brasil com o título: "Arquitetura escolar apoiada por evidências projetuais: dinâmicas educacionais e impactos ambientais" (FAPESP # 2019/07124-3). (AU)