Busca avançada
Ano de início
Entree

60 anos de contos de João Antônio: Uma breve incursão pelos bastidores da criação literária Malagueta,Perus e Bacanaço(1963).

Processo: 24/03043-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Francisco Claudio Alves Marques
Beneficiário:Alisson Leonardo de Souza Miranda
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Correspondência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Correspondência | João Antônio | Malagueta | Perus e Bacanaço | Conto Brasileiro

Resumo

Nesta pesquisa, pretendemos analisar trinta cartas enviadas pelo escritor João Antônio ao escritor mineiro Manoel Lobato, entre 1963 e 1964, com vistas a investigar possíveis circunstâncias que cercaram a criação e a divulgação da obra Malagueta, Perus e Bacanaço (1963), tendo em vista que os originais do livro foram perdidos devido a um incêndio e que o escritor teve de buscar informações sobre os originais enviando cartas a amigos, com os quais se correspondia e enviava trechos de suas histórias à medida que as compunha. Para tanto, pretendemos consultar a referida coletânea de cartas, a fim de compreender também o processo de criação literária dos contos publicados em 1963, uma vez que, nessa troca de cartas, assim como Mário de Andrade havia feito com Manuel Bandeira e vice-versa, o autor faz comentários sobre seu processo criativo, pede opiniões e recebe sugestões de Manoel Lobato, escritor com quem continuou a manter ampla correspondência, mesmo após a publicação de Malagueta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)