Busca avançada
Ano de início
Entree

Caminhos para uma Educação de Jovens e Adultos de qualidade: um olhar sobre a Escola de Pessoas Adultas La Verneda de Sant Martí

Processo: 24/14164-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:José Marcelino de Rezende Pinto
Beneficiário:Bárbara Fernanda de Freitas
Supervisor: Laura Ruiz-Eugenio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:23/06535-5 - Em busca do financiamento adequado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo das condições de oferta e do gasto-aluno em dois Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) na cidade de São Paulo, BP.MS
Assunto(s):Educação de jovens e adultos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centros educacionais exclusivos de EJA | Educação de Jovens e Adultos | Gestão democrática na EJA | Política educacional comparada | Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Há um consenso entre os pesquisadores da área que o direito à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é, ainda hoje, negligenciado. Em toda a história da política educacional, esta modalidade assume posição marginal, reiterada por um aporte financeiro insuficiente. A partir disso, o formato que mais se aproxima de uma EJA de qualidade são os centros exclusivos de atendimento da modalidade. No Brasil, ganham destaque os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs), equipamentos públicos da prefeitura de São Paulo, objeto de estudo de nossa pesquisa de mestrado. No cenário internacional, é notório o trabalho desenvolvido pela Escola de Pessoas Adultas La Verneda - Sant Martí, situada em Barcelona, na Espanha, país que apresenta características semelhantes ao Brasil no que se refere à desvalorização da EJA. A literatura permite estabelecer comparações relevantes entre estas instituições, tanto em termos de potencialidades, quanto de desafios, além de sugerir que a experiência da Escola La Verneda pode trazer contribuições para o formato CIEJA, especialmente em relação aos mecanismos de participação na perspectiva da gestão democrática. A partir disso, este projeto busca ampliar o escopo da pesquisa em andamento com o objetivo de conhecer a Escola La Verneda e compreender a sua estrutura de gestão e de financiamento, a fim de estabelecer possíveis diálogos com os CIEJAs. Para isso, será empreendida uma pesquisa de campo de caráter multidisciplinar, baseada em observação participante, análise documental e de dados e entrevistas, com a expectativa de inserção na realidade empírica a ser estudada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)