Busca avançada
Ano de início
Entree

A mostra Arte Publicitária Norte Americana e suas conexões com o campo da publicidade brasileira

Processo: 24/20337-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Dária Gorete Jaremtchuk
Beneficiário:Adson Silva Santos
Supervisor: Mariola Virginia Alvarez
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Temple University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:24/09077-0 - A mostra Arte Publicitária Norte Americana e suas conexões com o campo da publicidade brasileira, BP.IC
Assunto(s):História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exposições circulantes dos Estados Unidos | Museu de Arte de São Paulo | Museu de Arte Moderna de Nova York | História da Arte

Resumo

O projeto "Arte Publicita¿ria Norte-Americana" tem como objetivo estudar as relac¿o¿es entre esta exposic¿a¿o ocorrida em 1955 no Museu de Arte de Sa¿o Paulo (MASP) e o seu papel na formac¿a¿o do campo publicita¿rio no Brasil. Ate¿ o presente momento, foram realizadas buscas por fontes documentais no acervo do pro¿prio museu, assim como informac¿o¿es sobre o evento publicadas em perio¿dicos e jornais da e¿poca. Ale¿m dessas fontes ja¿ terem sido localizadas e analisadas, bem como realizada uma revisa¿o bibliogra¿fica sobre o tema, mostrou-se apropriado investigar acervos e colec¿o¿es documentais norte-americanos para um mais completo levantamento de dados. Desse modo, a solicitac¿a¿o aqui apresentada e¿ para a realizac¿a¿o de um esta¿gio de pesquisa nos Estados Unidos para o levantamento de fontes sobre a mostra "Arte Publicita¿ria Norte-Americana" nos arquivos daquele pai¿s. O projeto de Iniciac¿a¿o Cienti¿fica sobre a exposic¿a¿o "Arte Publicita¿ria Norte-Americana" tem como objetivo analisar as relac¿o¿es entre a mostra realizada em 1955 no Museu de Arte de Sa¿o Paulo (MASP) e seu impacto na formac¿a¿o do campo publicita¿rio no Brasil. Ate¿ o momento, foram realizadas buscas por fontes documentais no acervo do pro¿prio museu, ale¿m de informac¿o¿es sobre o evento disponi¿veis em perio¿dicos e jornais da e¿poca. Essas fontes ja¿ foram localizadas e analisadas, e uma revisa¿o bibliogra¿fica sobre o tema tambe¿m foi realizada. Considerando esse cena¿rio com poucos materiais de arquivos, considera-se pertinente investigar acervos e colec¿o¿es documentais nos Estados Unidos para um levantamento mais completo de dados. Assim, esta solicitac¿a¿o refere-se a¿ realizac¿a¿o de um esta¿gio de pesquisa nos Estados Unidos, com o intuito de reunir fontes sobre a mostra "Arte Publicita¿ria Norte-Americana" nos arquivos daquele pai¿s.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)