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O retrato da poetisa proba nas obras de giovanni boccaccio e christine de pizan

Processo: 24/12867-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Talita Janine Juliani
Beneficiário:Giulia dos Santos Geovanini
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Gênero   Literatura medieval
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Boccaccio | Christine de Pizan | Gênero | Poetisa | Proba | Literatura Medieval

Resumo

Faltônia Betícia Proba escreveu, no século IV, o Cento vergilianus de laudibus Christi (Centão virgiliano de louvores a Cristo), um poema épico composto por uma seleção de versos de obras de Públio Virgílio Maro (70-19 AEC), no qual narra passagens do Antigo e do Novo Testamentos. Sua adaptação dos textos virgilianos aos valores da cristandade renderam-lhe considerável destaque na Idade Média e início do Renascimento, fazendo com que fosse retratada e biografada em obras de autores destes contextos. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo estudar a representação dessa poetisa latina em dois textos em particular, a saber, no catálogo biográfico De mulieribus claris (1355 - 1360), de Giovanni Boccaccio (1313-1375), e no Livre de la cité des dames (1405), escrito por Christine de Pizan (1364-1431). Especificamente, nossa investigação visa compreender como se compõe a imagem de uma mulher das letras para Boccaccio e De Pizan, considerando-se, sobretudo, suas perspectivas em torno das ideias de gênio e gênero feminino.

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