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Compreensão da criança com câncer acerca de seu diagnóstico e tratamento

Processo: 24/12818-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Amanda Mota Pacciulio Sposito
Beneficiário:Laura Ferreira de Oliveira Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Crianças   Diagnóstico   Tratamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | criança | diagnóstico | Tratamento | Terapia Ocupacional em Contexto Hospitalar Pediátrico

Resumo

O câncer é descrito como um termo que abrange, pelo menos, 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais. Segundo as estimativas para 2023 referentes às incidências de câncer no Brasil, publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, estimam-se aproximadamente 430 mil casos novos de câncer entre crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos). O diagnóstico de câncer gera medo, culpas, incertezas e vulnerabilidade, tanto na criança quanto em sua família. Logo após a confirmação do diagnóstico, se inicia o tratamento, que também acarreta impactos emocionais, além de alterações corporais, mudanças na rotina e no cotidiano da criança e sua família, exigindo adaptações e resiliência. Além da integralidade do cuidado, conversar com a criança sobre seu diagnóstico é importante, pois permite que ela entenda o que está acontecendo, coopere com os procedimentos e tenha adesão ao tratamento. Compreender o diagnóstico e o seu tratamento é uma importante estratégia de enfrentamento deste processo. Assim, considera-se fundamental identificar, através dos relatos das próprias crianças com câncer, a compreensão que estas possuem acerca de seu diagnóstico e tratamento. Apesar desta relevância, a literatura se mostra escassa. Este estudo tem por objetivo investigar a compreensão que crianças com câncer possuem acerca de seu diagnóstico e seu tratamento. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, de análise qualitativa. Participarão do estudo crianças entre 6 anos e 11 anos e 11 meses, com qualquer diagnóstico de câncer, hospitalizadas, na enfermaria pediátrica de um hospital público terciário. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas, utilizando fantoches como estratégia lúdica, favorecedora da comunicação. Serão obtidos dados de prontuários referentes ao diagnóstico e tratamentos já realizados pela criança. Espera-se que esta pesquisa traga maior visibilidade e entendimento acerca da compreensão que crianças com câncer têm sobre seu diagnóstico e tratamento, identificando quais são ainda as lacunas de conhecimento destes pacientes, de forma a embasar a prática profissional, da Terapia Ocupacional, mas também de outras profissões da equipe multiprofissional de saúde.

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