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O problema de roteamento de veículos elétricos com frota mista heterogênea e recarga parcial não-linear

Processo: 24/17657-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento Rosset
Beneficiário:Diego Yoshihiro Hono
Instituição Sede: Divisão de Ciência da Computação (IEC). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05803-3 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento e localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Meta-heurística   Programação linear inteira mista   Problemas de roteamento de veículos   Veículos elétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:metaheuristica | Programacao Inteira Mista | roteamento de veículos | Veículos Elétricos | Metaheurísticas

Resumo

O aumento na emissão de gases de efeito-estufa (GEE) é responsável pela elevação da temperatura mundial média. O aumento na temperatura causa diversos impactos negativos, como o aumento do nível do mar, secas e danos às plantações. Uma solução para reduzir essa emissão é a substituição dos veículos à combustão por veículos elétricos. Entretanto, veículos elétricos necessitam de recargas mais frequentes que veículos à combustão. Isso dificulta o uso desses veículos no setor de transporte (principalmente no ramo de entregas), pois as rotas devem ser geradas de forma que os veículos não fiquem sem energia antes de visitar uma estação de recarga ou no meio da rota. Este projeto tem como objetivo estudar o processo de substituição da frota à combustão por uma frota elétrica. Como o custo da transição é bastante alta, será considerada uma frota mista (veículos elétricos e à combustão) heterogênea. Além disso, será considerada uma política de recarga parcial com função de recarga não-linear e também um modelo de consumo de combustível mais fiel à realidade (considerando aspectos como distância percorrida, aerodinâmica do veículo, velocidade de locomoção, atrito, inclinação do percurso, peso transportado e etc). Em um primeiro momento, realizar-se-á um estudo analítico do problema que pode ser visto como um problema de roteamento de veículos elétricos com frota mista, promovendo uma modelagem de otimização inteira mista. Para resolver instâncias de larga escala, propõe-se também métodos heurísticos para resolver o problema.

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