Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do mecanismo de reações químicas e fotoquímicas através do monitoramento in situ por Ressonância Magnética Nuclear.

Processo: 24/20732-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2028
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Claudio Francisco Tormena
Beneficiário:João Pedro Brussolo da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10246-0 - Ressonância magnética nuclear: das sequências de pulso a determinação estrutural, AP.TEM
Assunto(s):Mecanismo de reação   Espectroscopia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mecanismo de reação | RMN em fluxo | espectroscopia

Resumo

A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica espectroscópica que se destaca pela riqueza de informações estruturais fornecidas pelos espectros. Recentemente tem sido empregada no monitoramento de reações, visando elucidar os mecanismos reacionais através da obtenção de perfis cinéticos, uma vez que seu entendimento é fundamental para o aprimoramento de processos industriais e compreensão de sistemas biológicos. O monitoramento reacional pode ser realizado diretamente no tubo de RMN (on line NMR) ou bombeada por uma unidade pneumática diretamente de seu sistema reacional acoplado em fluxo ao equipamento (on flow NMR). O estudo de reações químicas que ainda carecem de elucidação mecanística, como as catálises de ácidos borônicos, será objeto de estudo nesse projeto, uma vez que as espécies envolvidas nas etapas desta reação ainda não são identificadas, bem como a inexistência de uma avaliação quantitativa entre o impacto do volume dos ligantes no catalisador. Desta forma, partindo desta classe de reações, o projeto visa a aplicação de um sistema de fluxo, para propor novas abordagens de monitoramento através da RMN e auxiliar na elucidação das etapas limitantes das reações. Reações fotoredox a base de paládio, como a reação de acoplamento cruzado de Heck, também serão estudadas para determinar o papel catalítico da luz na ativação do paládio, bem como a influência de diferentes ligantes (fosfinas) na reatividade. Através da captura de intermediários existentes apenas sob condição de irradiação e abordagens inovadoras no monitoramento, como a utilização de experimentos de difusão, pretendemos responder essas lacunas. Para isso, o projeto também visa a implementação da metodologia LED-NMR no monitoramento reacional, através de sistemas de irradiação in situ.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)