Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução e adaptação transcultural para o português-brasil da escala participation measure-3 domains, 4 dimensions (pm-3d4d)

Processo: 24/16905-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Natalia Duarte Pereira
Beneficiário:Letícia Emanuelle Fonrrozo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Adaptação transcultural   Acidente vascular cerebral   Participação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação transcultural | Avc | participação social | Fisioterapia Neurofuncional

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade e mortalidade no Brasil, com repercussões negativas e impacto direto na participação e na qualidade de vida de sobreviventes ao AVC. De acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), a participação é definida como o envolvimento de um indivíduo em uma situação da vida real. Além disso, é considerada indicador-chave no sucesso da reabilitação, entretanto, não há instrumentos culturalmente adaptados para avaliar esse construto no contexto brasileiro. A Participation Measure-3 Domains, 4 Dimensions (PM-3D4D) é um questionário que considera a complexidade e a multidimensionalidade da participação, e que foi desenvolvido para avaliá-la em três domínios (produtividade, social e comunitário) e quatro dimensões (frequência, diversidade, desejo de mudança e dificuldade). No entanto, este instrumento ainda não foi traduzido ou adaptado ao português do Brasil. Objetivos: Traduzir e adaptar transculturalmente o PM-3D4D para o português do Brasil, assegurando equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual, além de avaliar sua aplicabilidade na população pós-AVC. Métodos: O estudo será conduzido remotamente e seguirá as diretrizes de Beaton et al. (2000) para adaptação transcultural, incluindo as etapas de tradução inicial, síntese, retrotradução, revisão por especialistas e pré-teste. O pré-teste será realizado com 30 indivíduos pós-AVC que atenderem aos critérios de inclusão, como pontuação mínima no Mini Exame do Estado Mental. Durante o pré-teste, o questionário será apresentado por meio de slides compartilhados em videochamadas. Resultados Esperados: Espera-se que a "Participation Measure-3 Domains, 4 Dimensions (PM-3D4D)" apresente clareza e boa adaptação para a cultura brasileira em pacientes com hemiparesia crônica pós-AVC, e que preencha uma lacuna na avaliação da participação social no Brasil. O instrumento poderá subsidiar intervenções terapêuticas e políticas públicas, contribuindo para maior especificidade da terapia e melhor qualidade de vida de indivíduos com hemiparesia cronica pós-AVC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)