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Divulgação científica do observatório de políticas educacionais no primeiro semestre de 2025

Processo: 24/23871-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Salomão Barros Ximenes
Beneficiário:Priscila Araujo Cardoso dos Santos
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Federal Do Abc, Brasil  
Vinculado ao auxílio:23/10239-2 - Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC, AP.PP
Assunto(s):Divulgação científica   Educação   Jornalismo científico   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Educação | Jornalismo Científico | Observatório de Educação | Politicas Públicas | Educação

Resumo

O Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC, previsto no Plano Regional de Educação (PRE 2016 - 2026), realizou em 2024 o seu primeiro ano de atividade. Neste período, desenvolveu um processo de articulação e organização com profissionais da educação, gestores, pesquisadores e representantes do poder público, de movimentos sociais e entidades parceiras que atuam no âmbito educacional e da articulação local, para realizar uma análise comparativa entre os Planos Nacional, Regional e Municipal de Educação a fim de entender os avanços e desafios à implementação destes nas realidades da educação das sete cidades que compõem o ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Compreendendo que a implementação de Políticas Públicas de Educação, bem como o seu monitoramento é de amplo interesse de toda a sociedade, a presente proposta apresenta estratégias que devem contribuir para a construção de uma campanha constante de comunicação e divulgação das ações e resultados obtidos a partir da atuação do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC, em compromisso ético e metodológico com o proposto no jornalismo científico, contribuindo assim para a divulgação científica das ações e resultado obtidos pelo projeto.

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