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Orientalismo a brasileira: Fotografia de "tipos árabes" na Coleção Thereza Christina

Processo: 24/08445-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fotografia
Pesquisador responsável:Letícia Coelho Squeff
Beneficiário:Nina Ingrid Caputo Paschoal
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Orientalismo   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleção Thereza Christina | D | Egiptomania | Fotografia | Orientalismo | Pedro II | tipos e costumes | História da Arte

Resumo

A pesquisa discute 32 fotografias intituladas "types arabes", de formato carte¿de-visite, que compõem o Album complet de toutes les principales vues et monuments d'Alexandrie, Caire, Suez, Canal isthme de Suez, basse-Nubie, haute Egypte-etc-etc-etc, produzido por Luigi Fiorillo, item da Coleção Thereza Christina da Biblioteca Nacioanl (RJ). Este objeto fez parte do acervo pessoal de d. Pedro II, um grande entusiasta do Oriente, especialmente do Egito, local onde esteve por duas vezes (1871 e 1876). Além de apresentar o fotógrafo e ampliar os dados disponíveis sobre seu trabalho praticamente inédito, pretende-se verificar o papel do Brasil imperial na proliferação e aquisição de imagens orientalistas, além de discutir o próprio conceito e sua aplicação no tocante às artes visuais. Buscamos também inserir estas fotografias no contexto mais amplo da produção imagética vinculada às viagens conduzidas no século XIX, inclusive as turísticas, que deram nova luz ao colecionismo. Nesse sentido, serão abordadas a ligação entre fotografia e representação racial no bojo das ciências naturalistas, bem como suas relações com o colonialismo e com as expedições. Para tal, lançaremos mão de um vasto repertório visual e documental que problematiza os regimes racializados de representação, nos quais as 32 fotografias se enquadram. Finalmente, buscaremos discutir as relações simbólicas e circulação de modelos entre Brasil e Egito, tendo Pedro II como uma figura catalisadora, incluindo a forma como o repertório e imagens orientalistas apresentados fizeram parte da construção de um ideário de identidade nacional.

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