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Escala de otimismo para adolescentes: evidências de validade, normatização e redação de manual técnico

Processo: 24/09670-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Tatiana de Cássia Nakano
Beneficiário:Laís Santos Vitti
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Psicologia positiva   Otimismo   Adolescentes   Elaboração de manuais   Testes psicológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | construção de teste | otimismo | Psicologia Positiva | avaliação psicológica

Resumo

O otimismo disposicional é uma característica de personalidade que envolve aspectos emocional, comportamental e cognitivo. Ela se refere às crenças de resultados futuros positivos. Ele se mostra importante ao longo da vida, em especial na adolescência, tendo em vista que podecontribuir para o desenvolvimento positivo na adolescência, para a prevenção de doenças, a promoção de saúde e o bem-estar. Embora relevante, não foram identificados instrumentos desenvolvidos para avaliar esse construto em contexto nacional. Desse modo, desenvolveu-se aEscala de Otimismo para Adolescentes brasileiros de 14 a 19 anos, a qual se propõe avaliar crenças sobre o futuro, a perseverança e estratégias de enfrentamento usadas por esse público. Com isso, esse projeto de pesquisa objetiva avaliar evidências de validade, estabelecer as normasde padronização e redigir o manual técnico desse teste. Isto posto, serão realizados quatro estudos distintos. O primeiro consistirá no processo de avaliação da precisão por meio da estabilidade temporal. O segundo estudo investigará as evidências de validade baseada na relação com variáveis externas do tipo convergente, divergente e construtos relacionados. O terceiro estabelecerá as normas de interpretação do teste. Por último, o quarto estudo consistirá na redação do manual técnico e veiculação do teste ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos. (AU)

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