Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para o manejo integrado do ácaro-texano-dos-citros (Eutetranychus banksi): uma praga emergente no cinturão citrícola brasileiro.

Processo: 25/00223-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Daniel Júnior de Andrade
Beneficiário:Paulo Henrique Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Greening (doença de planta)   Manejo integrado de pragas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácaros tetraniquídeos | Citrus spp | Controle Biológico | Huanglongbing | Manejo integrado de pragas | Manejo Integrado de Pragas (Acarologia Agrícola)

Resumo

A citricultura é de grande importância econômica para o Brasil, o maior produtor e exportador de laranja do mundo. No entanto, esse setor enfrenta diversos problemas fitossanitários, destacando-se atualmente a doença Huanglongbing (HLB) ou Greening, considerada a mais destrutiva da citricultura. O manejo do HLB baseia-se principalmente em aplicações sucessivas de inseticidas químicos para o controle do inseto-vetor. Entretanto, aplicações sucessivas de inseticidas nos pomares podem causar diversos impactos negativos, como, por exemplo, o ressurgimento de pragas secundárias. Nesse contexto, surtos de ácaros tetraniquídeos têm sido frequentes em diversos pomares do cinturão citrícola. Levantamentos recentes indicaram que o ácaro-texano-dos-citros, Eutetranychus banksi, está amplamente disseminado pelo estado de São Paulo. Essa espécie tem ocorrido em elevados níveis populacionais, causando prejuízos socioeconômicos. Até o presente momento, não foram encontrados trabalhos sobre o manejo desta espécie nos pomares do cinturão citrícola brasileiro. O projeto tem como objetivo geral avaliar estratégias de manejo integrado para o controle do ácaro-texano-dos-citros E. banksi, com foco na adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico. Inicialmente, serão coletadas duas populações de E. banksi em pomares comerciais do estado de Paulo que serão mantidas em laboratório. Serão instalados experimentos em casa de vegetação para investigara integração dos métodos de controle químico (com enfoque mais sustentável) e o controle biológico. Os tratamentos a serem avaliados serão constituídos por produtos biológicos à base de fungos entomopatogênicos (Beauveria bassiana e Cordyceps fumosorosea) e pelo produto natural oximatrine, extraído da planta Sophora flavescens. Além da aplicação isolada dos produtos, será também investigada a integração entre eles. Caso os resultados obtidos em condições de semi-campo sejam positivos, os tratamentos serão replicados no campo, com o intuito de contribuir para um manejo mais sustentável desta espécie de ácaro-praga.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)