Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de single cell oil a partir do hidrolisado de cana-de-açúcar: Avaliação do perfil olfativo dos produtos obtidos (biodiesel e PUFA).

Processo: 24/20715-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ana Karine Furtado de Carvalho
Beneficiário:Matheus Roger de Andrade Albino
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Catálise   Fungos   Hidrolisado   Nariz eletrônico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiesel | catálise | fungos | Hidrolisado | lipídio | nariz eletrônico | Produção de bioprodutos

Resumo

A crescente demanda global por energia e os desafios climáticos geram uma buscapor novos recursos energéticos que possam suprir o mercado sem causar impactos aomeio ambiente e gerar competição com a indústria alimentícia. Nesse sentido, asbiorrefinarias usando óleos de origem microbiana para a produção de biocombustíveis, apartir da integração das indústrias produtoras de alimentos, de fármacos e debiocombustíveis, surgem como alternativas promissoras. Deste modo, o objetivo destetrabalho será utilizar resíduos da indústria de etanol para a produção de lipídiosmicrobianos sendo uma maneira atraente para o aproveitamento da biomassa e decoprodutos agroindustriais, a fim de obter novos biocombustíveis e bioprodutos, semcomprometer a produção de alimentos. Para tanto, o presente projeto utilizará resíduosdas indústrias de beneficiamento de cana-de-açúcar, para cultivar fungos filamentososprovenientes da biodiversidade brasileira, a fim de produzir lipídios microbianos, queserão utilizados posteriormente como matéria prima para a produção de biodiesel a partirda transesterificação enzimática e para a produção de ácidos graxos poli-insaturados apartir da hidrólise enzimática. O produto purificado será analisado conforme asmetodologias clássicas de identificação de ésteres e será também estudado o perfilolfativo. Como forma de inovação, esse trabalho realizará uma análise olfativa feita emNariz eletrônico e os resultados serão comparados com as técnicas de viscosidade ecromatografia de fase gasosa. Esta proposta insere-se no contexto da busca técnicas deanálise que possam competir do ponto de vista industrial e econômico com as técnicasclássicas, que utilizam consideráveis volumes de reagentes, significando um benefícioimportante para a análise de ácidos graxos e biocombustíveis. Neste contexto, asiniciativas deste projeto são imprescindíveis e poderão colaborar para a obtenção de dadosque contribuirão para utilização de lipídios obtidos de fontes microbianas, permitindopara um futuro próximo à avaliação da viabilidade econômica do processo global.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)