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Metodologia e formatos de produção de mídia sonora como recurso de acessibilidade em ambiente escolar

Processo: 25/00593-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Laura Missioneiro Pilotto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acessibilidade comunicacional | educação inclusiva | materiais acessíveis | educação inclusiva

Resumo

A acessibilidade deve ser considerada no desenvolvimento de produtos, metodologias, práticas e serviços pensados para promover autonomia, qualidade de vida, independência e inclusão social, nas diferentes esferas da vida cotidiana, com destaque para o ambiente educacional. Por isso, o projeto visa ao desenvolvimento de uma proposta metodológica de formação de professores do ensino fundamental, médio e de jovens e adultos para a produção e emprego de mídia sonora acessível em contexto de sala de aula, de forma a atender o alunado, em especial o com deficiência visual, com dificuldades de aprendizagem e/ou com baixo índice/ nível inicial de alfabetização e leitura. A mídia sonora constitui-se um importante recurso de acessibilidade, dada sua riqueza de formatos e capacidade de sensibilização, além de características como baixo custo, portabilidade, fácil assimilação e autonomia, o que a faz mais prática, em certos contextos e objetivos, que as publicações impressas e digitais, o braille, os leitores de tela e outros softwares. Livros falados, audiolivros e adaptações em áudio de livros, textos, publicações jornalísticas, cadernos de atividades, jogos e outros materiais são exemplos de mídia sonora acessível que podem ser empregados em sala de aula. Tais adaptações podem ser realizadas pelos próprios professores, conforme necessidade do processo de ensino-aprendizagem, a partir do domínio da produção sonora, que inclui o atendimento aos princípios da linguagem audiofônica e a realização dos processos de roteirização, locução, sonoplastia e edição de áudio. Os formatos sonoros promovem o acesso ao conhecimento por meio de outro sentido que não a visão, no caso, a audição. A proposta prevê o desenvolvimento de material instrucional sobre tipos de adaptações possíveis, princípios para elaboração de roteiros, diretrizes para locução, parâmetros de sonoplastia e edição de áudio, bem como equipamentos necessários para a produção. O material deverá ser disponibilizado em formato digital em rede e poderá incluir texto escrito, vídeos e áudios.

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