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Educação inclusiva: Desafios para profissionais brasileiros e portugueses

Processo: 24/09662-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Camila Elidia Messias dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão escolar   Trabalho colaborativo   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Escolar | Educação Especial | Equipe multidisciplinar | inclusão escolar | trabalho colaborativo | Educação Inclusiva

Resumo

A Educação Inclusiva faz parte de uma estratégia global que demanda a reestruturação contínua de culturas, políticas e práticas em todo o sistema escolar. No entanto, apesar dos avanços alcançados, são necessárias ações para garantir sua ampliação e efetivação de forma equitativa. Assim, o uso de instrumentos padronizados para a avaliação dos recursos e processos escolares, poderá embasar a elaboração de parâmetros para o monitoramento dos níveis de inclusão e, ainda, intervenções pontuais. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo descrever e comparar os Serviços de Apoio à Educação Inclusiva (SAEI), realizados por professores de classe comum e membros da equipe multidisciplinar em dois países, Brasil e Portugal. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo survey transversal, de nível internacional em escolas do Brasil e em Portugal. Serão participantes deste estudo professores e membros da equipe multidisciplinar de escolas públicas do Estado de São Paulo, no Brasil e de Portugal. Nos dois países os dados serão coletados de modo online a partir de um formulário eletrônico composto por: 1) Formulário de Caracterização da Escola dos Participantes (FCEP); 2) Questionário de Informações Sociodemográficas (QIS-Profissionais); 3) Questionário de Informações Sociodemográficas (QIS-Professores) e, 4) Questionário Recursos e Práticas para Educação Inclusiva (RPIE). Os dados do FCEP e os QISs de professores e profissionais serão contabilizados e organizados por meio de frequência relativa para caracterização das escolas e dos participantes. Adicionalmente, serão realizadas análises estatísticas comparando as pontuações médias do RPIE dos dois grupos, profissionais e professores, assim como de professores e demais profissionais do Brasil e de Portugal. Utilizar-se-á de análises estatísticas paramétricas ou não paramétricas a depender do número de participantes ou da normalidade dos dados.Palavras-chave: Inclusão escolar; Educação especial; Equipe multidisciplinar; Trabalho colaborativo; Avaliação escolar.

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