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Elementos para uma história da técnica sonora nas artes cênicas Levantamento e análise da contribuição da sonoplasta e engenheira de som Flávia Calabi para a cena teatral paulistana entre 1978 e 2012.

Processo: 25/00802-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Rafaella Uhiara
Beneficiário:Eduardo Duarte Joly
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Assunto(s):História oral   Teatro brasileiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História das Técnicas e Tecnologias | história oral | História Sonora do Teatro | sonoplastia | Teatro brasileiro | Teatro Paulista | História Sonora do Teatro

Resumo

"Graxa". Este termo, no vocabulário informal do teatro, designa os profissionais responsáveis pelas áreas "técnicas braçais" dos espetáculos, habitualmente segregados dos profissionais da "arte criadora": direção, atuação e dramaturgia. Esta pesquisa se dedica à história dessa categoria invisibilizada a partir do estudo da trajetória de uma personagem: Flávia Calabi, sonoplasta e engenheira de som que transformou o entendimento e as aplicações das técnicas de sonorização e captação sonora de espetáculos. Sua contribuição não foi ainda devidamente reconhecida ou registrada, entretanto, ouço a história de Flávia, assim como as de muitos profissionais do som no teatro que me precederam, por meio da transmissão de uma história oral, entre técnicos, em coxias, houses e cabines de operação sujas e empoeiradas. Sua trajetória será utilizada como fio condutor para o levantamento de elementos que possibilitem a construção de uma história da técnica sonora no teatro paulista durante seu período de atuação: entre 1978 e 2012. Além de entrevistas com profissionais da área de áudio que a conheceram, bem como com familiares e amigos, esta pesquisa se apoiará no levantamento e análise da evolução dos equipamentos sonoros utilizados no teatro durante o período, observando principalmente as inovações técnicas e tecnológicas introduzidas por Calabi nos meios onde ela atuou. O estudo desses elementos servirá de subsídio para a compreensão da importância dessa personagem para o avanço das técnicas e tecnologias sonoras nos teatros paulistas. De modo mais amplo, este estudo de caso mira o entendimento da contribuição da técnica sonora para a estética teatral, articulando-se com outras pesquisas realizadas dentro do projeto "Arquivos sonoros de teatro", que visa a implementação de bases metodológicas para o estudo do som do teatro.

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