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O intelectual nordestino nas ciências sociais: o caso da universidade federal do ceará (1950-1984).

Processo: 24/23033-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcia Cristina Consolim
Beneficiário:Louise Uchoa Cruz
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Cientistas sociais   Nordeste
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cientistas Sociais | institucionalização das Ciências Sociais | Nordeste | Sociologia dos intelectuais | Trajetórias no Ensino Superior | Universidade Federal do Ceará | Sociologia dos Intelectuais

Resumo

Este projeto de pesquisa se propõe a analisar as trajetórias de formação intelectual dos sociólogos nordestinos a partir do caso da Universidade Federal do Ceará, sob a ótica das estratégias desenvolvidas para a sua legitimação no espaço das ciências sociais brasileiras. O período recortado por esta pesquisa, entre 1950 e 1984, diz respeito à constituição de um espaço relativamente autônomo das ciências sociais no Brasil, contexto no qual o poder simbólico é acumulado através de capital específico, em títulos, produções intelectuais e circulação internacional (Miceli 1989). Esta pesquisa parte do pressuposto de que, no período em questão, as instituições nordestinas ocupavam posição dominada no espaço dos programas de pós-graduação em ciências sociais do país, e busca objetivar a oposição estrutural entre Nordeste vs. Sudeste. Essa oposição se exprime, em primeiro lugar, pelas hierarquias entre as instituições do Sudeste, mais tradicionais e antigas, e as instituições mais jovens e por isso menos legítimas do Nordeste, mas também, em segundo lugar, pelas trajetórias, práticas intelectuais e hierarquias de objetos/temas de pesquisa. Essas relações objetivas, que têm impactos nas representações dos meios intelectuais ainda hoje, foram resultado do processo de constituição do campo universitário no Brasil. Assim, trata-se mais especificamente de investigar, através da história da instituição e das trajetórias dos professores de sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o campo de possibilidades dos docentes do Departamento de Sociologia. A hipótese da pesquisa é que os professores da UFC, formados em outros estados ou em cursos distintos, foram impelidos a se legitimar, no caso das trajetórias, pela circulação internacional e, no caso das linhas de pesquisa, pela orientação a objetos e temas mais "culturais" do que "econômicos". Busca-se, portanto, responder à seguinte questão: quais são os condicionantes para a "escolha" das ciências sociais por parte desses professores e, mais do que isso, quais estratégias de carreira foram postas em prática em relação àquelas dos sociólogos do Sudeste. A abordagem adotada é a sociologia dos intelectuais de Pierre Bourdieu, segundo a qual as trajetórias permitem objetivar, em termos comparados, as especificidades da consagração de um conjunto de indivíduos no contexto da oposição entre "centro" e "periferia" dentro do próprio país. Para isso, pretende-se fazer um estudo prosopográfico dos professores escolhidos, bem como entrevistas qualitativas com os intelectuais mais reconhecidos.

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