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Crianças imigrantes e as concepções de educadoras da infância sobre a exploração matemática em braga-portugal

Processo: 24/16760-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Fernando Schlindwein Santino
Supervisor: Pedro Manuel Baptista Palhares
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado à bolsa:22/09965-8 - Infância indígena e exploração Matemática nas brincadeiras: a emergência de um currículo intercultural na educação infantil urbana, BP.DR
Assunto(s):Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança(s) | Currículo Intercultural | Infância(s) Outra(s) | Educação Pré-Escolar

Resumo

Este projeto refere-se a uma solicitação de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)vinculado à pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SãoPaulo (FAPESP), processo Nº.: 2022/09965-8. Trata-se de uma proposta de estudos naperspectiva de intercâmbio acadêmico, em nível de doutorado, com vistas à vinculaçãoao Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho emBraga, Portugal (PT). Objetiva-se vivenciar ações com ênfase no aprofundamento emreferenciais teórico-metodológicos que viabilizem problematizar a elaboração de novasformas de abordagem dos estudos em relação às diferentes infâncias e ao currículointercultural na Educação Infantil. Para este fim, como no contexto em que o estágiofar-se-á a realidade não envolve especificamente crianças indígenas, há necessidadede olhar para "infâncias outras": crianças imigrantes, condizentes com a realidadeportuguesa. Pretende-se empreender esforços durante seis meses no exterior,realizando um levantamento de trabalhos do CIEC sobre a infância e diálogo com umgrupo de professoras. Em termos de resultados esperados, acredita-se que com estaexperiência possamos ampliar, com a discussão da tese de doutorado, a partir dosresultados obtidos na vivência no exterior acerca das possibilidades de constituição,no Brasil, de um currículo intercultural, divulgar as aprendizagens em ações deextensão na UFSCar, na escrita e publicação de artigos científicos em eventos eperiódicos da área, além da interlocução com referenciais teóricos estrangeiros quedelineiam processos de decolonização curricular. O diálogo com o Prof. Dr. PedroPalhares contribuirá, sobremaneira, para a formação acadêmica do pesquisadorproponente e a internacionalização da pós-graduação.

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