Busca avançada
Ano de início
Entree

Literatura e teletandem: um estudo sobre a circulação de textos literários em interações telecolaborativas sob uma perspectiva intercultural

Processo: 24/05069-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos
Beneficiário:Mayara Nunes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Literatura   Teletandem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudos interculturais | formação de professores | Literatura | Teletandem | Educação Literária

Resumo

Esta pesquisa será desenvolvida no âmbito do projeto teletandem (TELLES; VASSALO, 2006) e busca realizar uma investigação centrada na circulação de textos literários nesse ambiente e em sua importância para a formação de professores de português como língua estrangeira. O teletandem é um contexto de intercâmbio virtual, no qual dois falantes (nativos ou proficientes) de línguas diferentes se reúnem para aprender, cada um a língua do outro, e também para ensinar a língua em que são proficientes, por meio de sessões regulares de conversação (TELLES, 2009). Nesse contexto, a circulação de textos literários tem se mostrado bastante profícua e relevante para fomentar discussões interculturais enriquecedoras, construtivas e críticas, bem como para que que professores de língua portuguesa em formação mobilizem seus conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos, adquiridos ao longo da graduação (SILVA, 2023). Diante disso, este projeto tem como objetivo investigar como estudantes de Letras abordam a literatura nas interações de teletandem com seus pares de modo a ressaltar a literariedade dos textos. Para tanto, esta pesquisa estará fundamentada em estudos de basicamente duas perspectivas teóricas: uma literária (CANDIDO, 2006; 2011; COSSON, 2020; CULLER, 1995; JAKOBSON, 1983; 2010) e uma intercultural (KRAMSCH; HUA, 2016; KRAMSCH, 2011; 2017). Os dados serão coletados em sessões de mediação e interações de teletandem entre estudantes de uma universidade brasileira e estudantes de uma universidade estadunidense. Consideramos que esta pesquisa pode gerar reflexões importantes sobre as relações existentes entre a literatura, a cultura e a língua, bem como demonstrar as contribuições da literatura no teletandem para a formação de professores de português como língua estrangeira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)