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Decifrando Rótulos de Alimentos: Ferramentas Inovadoras para Educar com a Rotulagem Frontal para Proteger a Saúde das Crianças no Brasil

Processo: 24/21316-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2028
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Veridiana Vera de Rosso
Beneficiário:Sarah Polezi Silva
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Composição de alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Child-directed marketing | Front-of-package labeling | Nutrition labeling | Composição de Alimentos

Resumo

Este projeto pretende explorar o impacto das regulamentações de rotulagem de alimentos e das estratégias de marketing direcionadas a crianças, com foco nas políticas públicas recentemente implementadas no Brasil. Diante das crescentes preocupações com a obesidade infantil e os hábitos alimentares não saudáveis, a rotulagem frontal (FOPL) tem se destacado como uma ferramenta essencial para auxiliar os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. O estudo pretende avaliar o efeito da implementação das regulamentações brasileiras RDC 429/2020 e IN 75/2020 (ANVISA) em produtos que fazem uso de estratégias de marketing infantil em seus rótulos. Além disso, pretende validar uma intervenção educacional utilizando história em quadrinhos projetada para ensinar crianças sobre a importância da leitura dos rótulos de alimentos, com o objetivo de promover uma melhor educação nutricional desde a infância. Outro objetivo deste projeto é a adaptação cultural e validação da ferramenta canadense "Child-Appealing Packaging", que tem o objetivo de caracterizar o marketing direcionado a crianças nos rótulos de alimentos. Ao comparar os resultados que serão obtidos neste projeto, com dados de outros países, será possível compreender o efeito das regulamentações de rotulagem e do marketing de alimentos na qualidade nutricional dos alimentos e consequentemente na saúde das crianças. O estudo pretende oferecer subsídios para que formuladores de políticas públicas avaliem e aprimorem estratégias de saúde pública, aumentando a eficácia da rotulagem de alimentos na proteção das crianças.

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