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Do barro ao bronze, do escultor ao fundidor: emergência, consolidação e declínio da fundição artística no Brasil (1850-1950)

Processo: 25/00019-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Paulo César Garcez Marins
Beneficiário:Rafael Dias Scarelli
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bronze   Escultura   Fundidores   História social da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bronze | escultura | fundição artística | Fundidores | História Social da Arte

Resumo

Este projeto tem como proposta examinar o ciclo de emergência, consolidação e decadência da fundição artística no Brasil entre as décadas de 1850 e 1950. Dessa maneira, esperamos abordar tanto a atuação dos primeiros estabelecimentos de fundição local, de caráter não especializado, cujas oficinas eram destinadas à fabricação ou reparo de outros produtos, a exemplo da Estrada de Ferro Pedro II, no Rio de Janeiro, como a emergência daquelas empresas cujos nomes já anunciavam seu caráter especializado no ramo artístico, a exemplo da "Artística Fundição" de Pedro Vaz Ferreira em São Paulo. Será nossa proposta também iluminar a trajetória dos escultores que se envolveram no universo da fundição, seja manejando eles próprios o ofício de fundidor, como o ítalo-brasileiro Amedeo Zani, seja apenas montando uma oficina e contratando fundidores especializados para geri-la, como o siciliano Ettore Ximenes fez em São Paulo. Nossa hipótese é que os fundidores foram personagens fundamentais para o desenvolvimento da prática da escultura no Brasil, por darem aos escultores locais - brasileiros e estrangeiros que atuavam no país -, condições para finalizarem seus projetos, diante das dificuldades inerentes ao envio transatlântico dos gessos para serem fundidos na Europa. Como resultados esperados para esta pesquisa, pretendemos produzir um dicionário histórico-biográfico sobre os fundidores artísticos que atuaram no Brasil no período em questão e atualizar o banco de dados do Museu Paulista com relação às empresas identificadas que realizaram a fundição dos itens preservados em suas coleções em São Paulo e em Itu. Além disso, é nosso objetivo também produzir artigos que enfoquem as empresas atuantes no ramo, como a Fundição Cavina e Fundição Angeli.

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