Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos de um programa de ensino informatizado na leitura com compreensão de textos para escolares com dificuldade de aprendizagem

Processo: 24/08488-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Lidia Maria Marson Postalli
Beneficiário:Ellen Cristina Brandão da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Ensino fundamental   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | leitura com compreensão | Programa de Ensino | Provas de Língua Portuguesa | Análise do Comportamento

Resumo

A leitura é uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do Módulo de Ensino 3 - Compreensão de Leitura de Textos, do Programa de Ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), em estudantes com dificuldades de leitura com compreensão, e o efeito desse procedimento de ensino em avaliações escolares de Língua Portuguesa. Participarão da pesquisa 15 estudantes do 3° ao 5° ano com dificuldades em ler com compreensão. Será empregado uma avaliação de habilidades de leitura com compreensão antes e depois do ensino. Além disso, serão utilizadas as avaliações escolares de Língua Portuguesa e um questionário de validade social aplicado com estudantes e professores. O Módulo 3 de ensino é composto por 15 histórias e cada uma contém entre 15 ou 16 questões. O participante deverá ler o trecho da história apresentado na tela do computador. Após a leitura, deverá clicar em um ícone que avança para uma questão relacionada ao trecho lido. O participante poderá retornar ao texto lido e consultar a pronuncia de palavras sublinhadas. O critério de avanço no Módulo 3 será de 90% de acertos das questões. Para cada livro, será analisado a quantidade total de acertos e quantidade de acertos nos tipos de pergunta-alternativa. Também, será analisado a quantidade de consultas de palavras e a quantidade de retorno a leitura do texto. As notas das avaliações de Língua Portuguesa serão acompanhadas pela pesquisadora. As respostas do questionário de validade social serão analisadas de forma quantitativa e qualitativa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)