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Análise da resposta a rajadas em asas aeroelásticas batentes com foco em VANTs bioinspirados

Processo: 25/03126-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 21 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 20 de julho de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Bianca Taís Visoná Carnielo
Supervisor: Francesco Toffol
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Politecnico di Milano, Itália  
Vinculado à bolsa:23/05596-0 - Aeroelasticidade de VANTs Inspirados em Pássaros, BP.DR
Assunto(s):Aeroelasticidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Bioinspirado | rajadas | Vant | Aeroelasticidade

Resumo

Veículos aéreos de asas batentes têm se tornado uma configuração robótica mais atraente, pois apresentam maior agilidade de manobra em comparação com veículos de asas fixas e de asas rotativas. Os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) de asas batentes oferecem diversas aplicações promissoras tanto no setor civil quanto no militar, incluindo inspeção de edifícios e outras estruturas, vigilância, monitoramento, fotografia aérea e mapeamento. A compreensão da resposta aeroelástica de pequenos veículos aéreos sob a influência de rajadas é um tema de interesse na área de asas batentes, uma vez que as forças aerodinâmicas resultantes das rajadas têm maior impacto na estabilidade de voo de VANTs de baixo peso em comparação com veículos aéreos de maior porte. Nesse contexto, a presente proposta tem como objetivo investigar as respostas aeroelásticas devido a cargas de rajadas discretas e contínuas. O modelo aeroelástico consiste na dinâmica de fluidos do voo batente, representada pelo Unsteady Vortex Lattice Method (UVLM) adaptado, combinado com o modelo estrutural descrito pelo Método dos Elementos Finitos (FEM) obtido a partir da abordagem co-rotacional. Os resultados contribuirão para o projeto de VANTs bioinspirados baseados em asas batentes, considerando os efeitos das cargas de rajadas. (AU)

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