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Construção de Material Pedagógico Digital em Libras para o Ensino e Inclusão de Estudantes com Deficiência Auditiva

Processo: 25/06647-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Flávia Cristina de Moura
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Deficiência auditiva   Língua Brasileira de Sinais   Tecnologia assistiva   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência auditiva | Libras | tecnologia assistiva | Educação Especial

Resumo

A acessibilidade em materiais pedagógicos é essencial para garantir a inclusão de pessoas com deficiência. E, no contexto da educação escolar, a disponibilização de conteúdos acessíveis em Libras pode contribuir para a disseminação de informações e promoção da autonomia. Além disso, a interdisciplinaridade tem se apresentado como uma forma de minimizar a fragmentação do conhecimento científico e, possibilita a mobilização de professores em prol do tratamento de temas propostos no currículo escolar. Objetiva-se, então, desenvolver acessibilidade em Libras em material pedagógico que possa ser trabalhado interdisciplinarmente. Para isso, será realizado um levantamento de materiais pedagógicos disponíveis sobre o tema, seguido de uma análise criteriosa quanto à presença de recursos acessíveis para pessoas com surdez. A partir dessa análise, um dos materiais será selecionado para a implementação da acessibilidade em Libras, por meio da tradução do conteúdo para essa língua e da inserção de recursos que facilitem sua compreensão. Espera-se que essa iniciativa contribua para a ampliação do acesso à informação por parte da comunidade surda e sirva como referência para o desenvolvimento de novos materiais pedagógicos mais inclusivos.

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