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As mulheres e a guerra: cultura visual, relações de gênero e cidadania na América do Sul (1864-1884)

Processo: 25/07567-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Ana Paula Cavalcanti Simioni
Beneficiário:Nathan Yuri Gomes
Supervisor: Monica Raisa Schpun
Instituição Sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Des Hautes Études En Sciences Sociales, França  
Vinculado à bolsa:24/05220-3 - As mulheres e a guerra: cultura visual, relações de gênero e cidadania na América do Sul (1864-1884), BP.DR
Assunto(s):América do Sul   Cultura visual   França   Guerra do Paraguai   Relações de gênero   História social da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América do Sul | Cidadania feminina | Cultura Visual | França | Guerra do Paraguai | Relações de gênero | História social da arte

Resumo

O trabalho de pesquisa doutoral visa identificar e catalogar imagens (pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas etc.) que representam mulheres envolvidas na guerra contra o Paraguai, considerando as diferentes posições que elas ocupavam no imaginário do conflito: guerreiras, enfermeiras, vivandeiras, vítimas, inimigas etc. O objetivo é compreender não apenas os contextos de produção, circulação e recepção dessas imagens, mas também a relação que elas estabeleceram com as dinâmicas de gênero e poder nos países envolvidos na guerra. A investigação propõe uma reflexão crítica sobre o papel da cultura visual no processo de redefinição das relações de gênero nas sociedades sul-americanas no final do século XIX. Outra dimensão da pesquisa consiste em analisar como a participação das mulheres na guerra foi representada fora do contexto platino, tanto na cobertura da imprensa ilustrada quanto por meio da circulação de fotografias entre a América e a França. Nessa relação transatlântica, os transferências culturais entre os países do Prata e a França despertam um interesse particular, considerando a sólida tradição de representações do binômio mulher-guerra na cultura visual francesa dos séculos XVIII e XIX. Dessa forma, o projeto de pesquisa pretende realizar uma investigação sistemática em museus e arquivos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e França. O objetivo é contribuir para a compreensão do fenômeno (a relação entre o imaginário feminino na guerra e as dinâmicas sociais de gênero) por meio de uma análise comparativa dos diferentes contextos nacionais, levando em conta a relação entre a produção dessas imagens e as transformações nos modos de produção e consumo de imagens nas sociedades sul-americanas no final do século XIX. (AU)

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