Busca avançada
Ano de início
Entree

Canção de protesto no Brasil e em Portugal: Uma análise semiótica da canção como instrumento de resistência à Ditaduras Militar e ao Estado Novo português nas décadas de 1960 e 1970.

Processo: 25/04406-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Francisco Carlos Palomanes Martinho
Beneficiário:João Vitor Zucolo Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Censura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise semiótica | Canto de intervenção | censura | Música de Protesto | História contemporânea de Brasil e Portugal

Resumo

Foi na década de 1960 que a chamada canção de protesto, ou de intervenção, surgiu como fenômeno de massas em todo o mundo. Protagonizada, sobretudo por estudantes universitários, este tipo de música foi marcado por letras cujas temáticas se caracterizavam pela contestação ao autoritarismo político vigente em seus países. O objetivo de nossa pesquisa é, por meio da utilização de técnicas da semiótica e de um estudo histórico comparado, analisar as letras das canções de protesto desenvolvidas no Brasil e em Portugal, essencialmente durante as décadas de 1960 e 1970. Por meio disso, buscamos compreender como essas canções, brasileiras e portuguesas, foram impactadas pela dicção cancionista, pela formação discursiva e pela junção rítmica e textual na criação de estratégias de fuga à censura. Por fim, através dessa análise, ensejamos apontar divergências e similitudes entre elas, estudando a possibilidade de um padrão de resistência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)