Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da localização intracelular de fotossensibilizadores derivados de bacterioclorina para terapias fotodinâmicas.

Processo: 25/03409-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Sebastião Pratavieira
Beneficiário:Julia Bernardes Coelho
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Microscopia   Terapia fotodinâmica   Óptica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bactérioclorina | câncer | Melanoma humano | microscopia | Sensibilizadores químicos | Terapia Fotodinâmica | Optica

Resumo

O câncer continua sendo uma das principais causas de mortalidade global, agravada pelo aumento da longevidade, exposição a agentes cancerígenos e desigualdades no acesso a tratamentos. As terapias tradicionais, como cirurgia e quimioterapia, embora eficazes, estão frequentemente associadas a efeitos colaterais significativos, o que impulsiona a demanda por métodos mais seletivos e menos invasivos. Entre as abordagens inovadoras, destaca-se a terapia fotodinâmica (TFD), que utiliza espécies reativas de oxigênio (ERO) para eliminar células tumorais. O estudo da TFD torna-se ainda mais relevante devido ao avanço de fotossensibilizadores (FS) de terceira geração, como as bacterioclorinas, que oferecem maior seletividade tumoral, redução de efeitos colaterais e alta eficácia no tratamento de tumores profundos, graças à absorção na região do infravermelho próximo (740-780 nm). Este projeto propõe uma comparação detalhada entre células de melanoma metastático pigmentado (SH4) e fibroblastos saudáveis, a fim de avaliar a seletividade e a eficiência dos FS. Para isso, será utilizada a microscopia de fluorescência confocal, que permitirá mapear a localização intracelular dos FS em diferentes organelas, incluindo retículo endoplasmático, citoesqueleto, mitocôndrias, lisossomos, núcleo e glicoproteínas. Após a identificação da localização intracelular dos FS, será analisado se a morte celular ocorre por apoptose ou necrose. Esta abordagem contribuirá para uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos terapêuticos envolvidos, com potencial para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e seguros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)