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Implementação de Políticas Curriculares na Perspectiva da Gestão Escolar

Processo: 25/06556-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Joana Sabrina Pereira Story
Beneficiário:Danilo Andretta
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01101-0 - Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais, AP.CCD
Assunto(s):Administração escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão Escolar | Gestão e Liderança

Resumo

O Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais irá investigar os processos de implementação de políticas educacionais do estado de São Paulo, com foco nas políticas curriculares. A missão do Centro será diagnosticar e propor melhorias para questões relacionadas à implementação do currículo de maneira a impactar positivamente no aprendizado dos alunos e na redução de desigualdades educacionais. A partir de uma análise do ciclo de implementação de políticas públicas, buscaremos compreender quais são os desafios existentes e como melhorá-los. Consideramos aqui que o ciclo de implementação compreende desde as questões de desenho da política passando por elementos pedagógicos e curriculares, pela gestão escolar, formação docente e pela experiência dos alunos dentro das escolas. Isso permite compreender quais são as questões relacionadas à dimensão pedagógica, à formação docente, à organização escolar, à gestão da escola e da sala de aula que impactam em aprendizado e em desigualdades. O Centro terá suas atividades distribuídas em cinco eixos de pesquisa, cada um coordenado por um pesquisador. O Centro terá como parceiros institucionais o Instituto Unibanco e a Secretaria Estadual de Educação que atuarão nos diversos eixos. O terceiro eixo de pesquisa, foco desta proposta específica, terá como título "Gestão, liderança escolar e políticas curriculares" e buscará responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais os desafios existentes e possíveis estratégias para aprimorar as práticas de gestão e liderança pelas equipes gestoras nas escolas? Neste sentido, a pesquisa contará com uma abordagem mista, envolvendo uma etapa de pesquisa qualitativa exploratória com entrevistas com diretores de escolas com destacado desempenho conforme dados do Saeb, bem como uma etapa de pesquisa quantitativa envolvendo as percepções de diferentes atores da gestão e liderança escolar. (AU)

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