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O horror entre o conservadorismo distópico e a abjeção dissidente: uma análise de Medusa

Processo: 25/01666-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Pedro Maciel Guimarães Junior
Beneficiário:Lucas Daniel Benvenuti Castro
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de filmes   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise fílmica | Gêneros cinematográficos | Horror | Cinema

Resumo

Essa pesquisa parte da análise do filme Medusa (Anita Rocha da Silveira, 2021). Em intersecção com estudos sobre utopias e distopias no cinema brasileiro contemporâneo, propomos a noção de "conservadorismo distópico" para discutir o objeto como veículo de um imaginário distópico ligado a noções conservadoras que controlam e reprimem indivíduos dissidentes. A análise possui intersecção com estudos sobre cinema de gêneros, mais especificamente o horror no filme Medusa e suas manifestações modais com o conceito do "modo horrífico" ou "modo horror". O principal foco do projeto é analisar os regimes distópicos e a interferência do imaginário horrífico na obra pela abordagem do pânico moral da comunidade conservadora e pelo medo dos indivíduos dissidentes, temas que cotejam as noções de abjeção e do invasor no cinema brasileiro contemporâneo.

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