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"o que você quer ser quando crescer?": estereótipos de gênero e perspectivas profissionais de crianças

Processo: 25/04466-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Mayara da Vera Cruz Macêdo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Estereotipagem de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Estereótipos de gênero | perspectiva profissional | Desenvolvimento Sociocognitivo

Resumo

Vários pesquisadores têm estudado os efeitos dos estereótipos de gênero no desenvolvimento das crianças e sua influência sobre as escolhas profissionais futuras das crianças, como o incentivo a meninos para serem engenheiros ou a meninas para serem professoras. A literatura aborda como os estereótipos de gênero tendem a exagerar percepções de habilidades e potenciais, principalmente em contextos educacionais e profissionais, de modo a contribuir para a diferenciação no tratamento e oportunidades para homens e mulheres, mantendo e perpetuando assim as desigualdades sociais. O presente trabalho tem como objetivo principal contribuir nesta mesma direção ao testar uma possível correlação entre estereotipia de gênero e preferências de crianças de idade escolar por futuras profissões. Participarão da pesquisa 48 crianças do 1º e 3º anos do Ensino Fundamental I de escolas públicas. Para medir o nível de estereotipia de gênero, a Escala Preschool Occupations, Activities and Traits (POAT) será utilizada. Essa escala avalia o quão estereotípicos são os participantes a partir de perguntas que medem as atitudes da criança em relação a outras pessoas - AM (Attitude Measure) - e avaliam também uma medida pessoal - PM (Personal Measure) -, que diz respeito à visão das crianças sobre si mesmas em relação aos estereótipos de gênero. Além disso, as crianças responderão uma pergunta sobre suas futuras perspectivas profissionais ("O que você quer ser quando crescer?" e " Por que?"). Uma análise de correlação Spearman será utilizada para testar a associação entre os escores de estereotipia de gênero e as preferências profissionais das crianças. As justificativas dos participantes para as preferências profissionais serão analisadas por meio de uma análise temática. O projeto pretende contribuir, portanto, para uma melhor compreensão do impacto dos estereótipos de gênero nas escolhas profissionais das crianças em idade escolar. (AU)

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