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Avaliação do impacto das creches sobre as funções executivas

Processo: 24/21252-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Caroline Martins Dias
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Creches   Funções executivas   Primeira infância   Desenvolvimento humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:creches | funções executivas | Primeira Infância | Qualidade de ambientes | Desenvolvimento Humano

Resumo

Funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades reguladoras da atenção que estão envolvidas na resolução de problemas e gerenciamento de ações e são, portanto, fundamentais para a vida das pessoas. São compostas por flexibilidade cognitiva, controle inibitório, e memória de trabalho que para terem bom desenvolvimento dependem de fatores genéticos, incentivo ambiental adequado e trocas sociais saudáveis. O projeto multicêntrico internacional Germina, financiado pelo Wellcome Leap, faz avaliação de bebês do nascimento até os 3 anos de vida para melhor compreender variáveis ambientais e genéticas que influenciam no desenvolvimento saudável de FE. Considerando o número de horas diárias que as crianças permanecem nas creches e as múltiplas atividades e contatos que podem ocorrer nestes espaços, estudar e avaliar as condições ambientais e relacionais a fim de prover melhores diretrizes que favoreçam as metas de desenvolvimento infantil é de fundamental importância. O presente trabalho vai avaliar 200 creches de crianças do Germina com a escala Infant/Toddler Environment Rating Scale - ITERS-3, que afere a qualidade de ambientes de educação infantil a fim de compreender se a qualidade das creches serve como mediadora ou moderadora entre, por um lado, variáveis da primeira infância predisponentes e, de outro, de FE aos 3 anos. Das 560 crianças em seguimento, serão avaliadas as creches das 100 crianças com melhores condições econômicas e as 100 com piores. A mensuração da qualidade destes espaços e produção de material científico que possa embasar políticas públicas é de grande importância para o aprimoramento dos serviços. (AU)

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