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Ensino de Ciências orientado para o futuro: integração curricular, questões ambientais e interculturais na formação de professores

Processo: 25/03950-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 14 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Leite
Beneficiário:Cristina Leite
Pesquisador Anfitrião: Olivia Levrini
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università di Bologna, Itália  
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação orientada para o futuro | Ensino de Ciências da Natureza | integração curricular | ensino de ciências da natureza

Resumo

O presente projeto visa investigar e propor caminhos para enfrentar a atual crise de sentidos na educação científica, explorando abordagens que futurizem o ensino de ciências e integrem temáticas emergentes como as questões ambientais e a interculturalidade, buscando colaborar na construção de novas propostas para a formação de professores, com foco em metodologias que promovam uma educação científica mais crítica, reflexiva e capaz de formar cidadãos conscientes frente aos desafios globais contemporâneos. Articulado ao Projeto Temático FAPESP (2022/06977-5), ao Programa Ensino Público (2023/10662-2) e ao projeto internacional CLIMAFOCO (ERASMUS - 10123724), o estudo utiliza a metodologia Design-Based Research (DBR) e propõe um aprofundamento teórico no campo da orientação para o futuro no ensino de ciências, bem como a análise de projetos educacionais desenvolvidos no Brasil à luz das perspectivas teóricas discutidas com o grupo de pesquisa da pesquisadora Levrini (UNIBO). O projeto incorpora perspectivas ambientais e uma ótica intercultural, reforçando o diálogo entre ciência, sociedade e diferentes formas de conhecimento. A colaboração com o grupo de Olivia Levrini (Universidade de Bolonha) e a participação no projeto CLIMAFOCUS (ERASMUS) ampliarão as conexões internacionais e podem fortalecer a formação de professores no Brasil. Espera-se que os resultados do estudo contribuam tanto no âmbito da pesquisa quanto na formulação de políticas públicas, promovendo inovações que potencializem o ensino de ciências como uma ferramenta transformadora na construção de futuros possíveis. (AU)

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