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Ações interdisciplinares em colaboração a escolarização, a convivência escolar e às repercussões da Covid-19

Processo: 25/13073-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Ryu Icimoto Salustiano Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01116-7 - Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar, AP.CCD
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Educação escolar básica   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagens Escolares | convivência escolar | Covid-19 Pesquisa Comparada | desenvolvimento humano | Educação Básica | Politicas Públicas | Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

Esta pesquisa centra-se nas áreas das Ciências da Educação e da Psicologia Escolar, com foco na Educação Básica e faz parte das atividades a serem desenvolvidas no Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica:Aprendizagens e Convivência Escolar na Educação Básica - CCD -Educação Básica. A proposta articula um conjunto significativo de pesquisadores em diálogo, constituído por 20 centros de pesquisa de universidades de cinco regiões do Brasil e do exterior, dos seguintes países: Angola, Argentina, Cuba, França, México e Portugal; duas Organizações Não-Governamentais e realizará as atividades em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem por objetivo geral investigar os principais desafios que se fazem presentes nas aprendizagens e na convivência escolar, a partir de evidências científicas e de práticas inovadoras das Ciências da Educação, da Psicologia Escolar e Educacional e da Sociologia da Violência, para o desenvolvimento de ações interdisciplinares, intersetoriais, interculturais, interseccionais na implementação de políticas públicas, visando a melhoria da qualidade da Educação Básica. Trabalhará com metodologia comparada e contará com dados qualitativos e quantitativos, por meio da aplicação de instrumentos validados como o de Clima Escolar, da elaboração de instrumentos específicos de avaliação das condições de aprendizagem e de convivência escolar e a utilização de metodologias participativas, visando a compreensão das dificuldades de escolarização por parte de seus/uas atores/atrizes: gestores/as, professores/as, estudantes, pais/figuras parentais ou responsáveis e comunidade. É composta por três estudos e seus respectivos subprojetos: ESTUDO 1. O que dizem as Ciências da Educação e da Psicologia Escolar e Educacional sobre dificuldades de aprendizagem e convivência escolar: estudos nacionais e internacionais cujas bases teóricas fundamentam as práticas educativas inovadoras e contribuam na elaboração de políticas educacionais voltadas à melhoria da aprendizagem e da convivência escolar para o desenvolvimento humano. ESTUDO 2. Levantamento de dados e informações acerca das dificuldades de aprendizagem, do clima e de convivência escolar na rede estadual paulista, incluindo a violência extrema, em redes de estados brasileiros e de países participantes da pesquisa e suas repercurssões na escolarização. ESTUDO 3. Ações multidisicplinares, intercultuais, intersetoriais e interseccionais para o enfrentamento das dificuldades no processo de aprendizagem e na convivência escolar como foco na formação de professores e em propostas de política pública para a melhoria da qualidade da educação básica e da constituição de ações para a Cultura de Paz e desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos. A pesquisa se efetivará no âmbito do Centro de Ciência para o Desenvolvimento e terá como produto central a constituição do Observatório Internacional para a Educação da Infância e da Adolescência "Alain Goussot" que pretende se tornar referência nacional e internacional para o tema. (AU)

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