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Atemporalidade em narrativas tradicionais e a recuperação de objetos do discurso: do milagre de teófilo à "marvada carne"

Processo: 24/22350-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Waldemar Ferreira Netto
Beneficiário:Danielle Lima Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tradição oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Sentencial | Intermodalidade discursiva | Narrativas Tradicionais | Objeto de discurso | referenciação | Tradição Oral | Narrativas tradicionais

Resumo

Este projeto tem por objetivo compreender o alcance das narrativas tradicionais, quando atualizadas, na reprodução de preconceitos que se encapsularam em textos fixados pelo folclore. Tais narrativas serão tomadas como fenômenos atemporais, na medida em que seus textos sofreram mínimas transformações adaptativas. A coleta das narrativas será feita desde os textos medievais que se mantiveram acessíveis, como o do Milagre de Teófilo ou das Cantigas de Santa Maria em que ocorrem determinados objetos de discurso, como pactos com demônios ou as próprias figuras demoníacas, até as formas mais recentes, como as que ocorrem na cinematografia brasileira. Os textos serão submetidos a uma análise sentencial tal como vai preconizada em Labov e Waletsky (1967) e em Labov (1997). Objetos de discurso, nos moldes de Mondada (1995) e Mondada e Dubois (2003), comuns a esses textos serão selecionados e sua reprodução intertextual e intermodal serão consideradas como progressões interdiscursivas e serão interpretadas à luz de seu cruzamento com formas atuais decorrentes dessas progressões. Os resultados da pesquisa permitirão compreender como determinados parâmetros de julgamento social que já haviam sido abandonados foram retomados pelas novas tendências que ora reaparecem sobretudo em mídias socias, mas também em demais formas de divulgação.

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