Busca avançada
Ano de início
Entree

A dimensão política do filme burlesco na perspectiva deleuziana

Processo: 25/13919-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Taisa Helena Pascale Palhares
Beneficiário:João Mauro Seefelder Flavio Souza de Cursi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estética   Política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Buster Keaton | Charlie Chaplin | estética | Filme burlesco | Imagem-movimento | Política | Estética / Cinema

Resumo

Deleuze escreveu duas obras em que trata primordialmente da imagem cinematográfica: Cinema 1 - A Imagem-movimento e Cinema 2 - A Imagem-tempo. Nesses textos, propõe-se a fundação de uma ontologia da imagem cinematográfica - que chama primeiramente de imagem-movimento -, seguida pela categorização dessa imagem em diferentes modos com os quais ela foi empregada historicamente. Um desses modos é a imagem-ação, que constituiu uma relação mais independente entre as imagens-movimento e foi amplamente empregada no cinema hollywoodiano. Este projeto busca tratar da dimensão política que Deleuze atribui particularmente aos filmes burlescos, com destaque para a obra de Charlie Chaplin e Buster Keaton, que são expressões de destaque da imagem-ação. Além disso, pretende-se analisar outras referências ao gênero nos dois livros citados, de forma que haja uma análise abrangente do tratamento deleuziano sobre o tema e seja verificada a aplicabilidade da descrita dimensão política aos demais filmes burlescos citados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)