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A/o profissional da educação e a construção coletiva do conhecimento e de subsídios, para o aperfeiçoamento de políticas públicas, a partir do monitoramento participativo.

Processo: 25/14997-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Salomão Barros Ximenes
Beneficiário:Ticiana Losano
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10239-2 - Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC, AP.PP
Assunto(s):Planejamento educacional   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Monitoramento Participativo | Planejamento Educacional | Plano Nacional de Educação | Plano Regional de Educação | Regime de colaboração | Políticas Educacionais

Resumo

A definição, pactuação, desenvolvimento e implementação da avaliação e do monitoramentoparticipativos de políticas educacionais nos 7 (sete) municípios da região do Grande ABC, comcapacitação para o envolvimento de equipes de gestão e de comunidades escolares e fortalecimentoda sustentabilidade institucional, política e social dos arranjos construídos. Essa organização emfrentes de trabalho propiciará, na execução prática do projeto, o desenvolvimento concomitante econvergente de distintas etapas necessárias ao alcance dos objetivos. O debate teórico e metodológicoacerca do uso de indicadores para o planejamento de políticas educacionais tem revelado avanços,especialmente no uso de evidências para sua avaliação (Codes e Araújo, 2022). No entanto, aperspectiva local ainda é um gargalo para a concepção, sistematização e acompanhamento deindicadores para além de resultados sintéticos como os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimentoda Educação Básica), (Jannuzzi, 2020). O monitoramento participativo se consolida, então, como umaestratégica metodológica consistente também para a construção de um sistema de indicadores a partirda perspectiva local, incluindo atividades de formação, capacitação e democratização dos usos dessesindicadores e de práticas de avaliação de políticas educacionais que alcancem equipes de gestão ecomunidades escolares. Nesse sentido é que propomos mobilizar e incorporar as escolas no ciclo deplanejamento e monitoramento participativo mediante a incorporação do conceito de "autoavaliaçãoparticipativa", que foi aplicado à metodologia dos Indicadores de Qualidade na Educaçãodesenvolvidos pela Ação Educativa, instituição associada ao projeto. (AU)

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