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Efeitos da Solicitação e Reforçamento de Tato Único e de Tato Múltiplo na Acurácia do Relato de Eventos Passados em Crianças

Processo: 25/10565-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Sofia Rosana Zappa Lodi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento verbal   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento verbal | relato de eventos passados | tato múltiplo | tato único | Análise do Comportamento

Resumo

Esta pesquisa investigará os efeitos da solicitação e reforçamento de tato único e de tato múltiplo sobre a acurácia do relato de eventos passados em crianças. Participarão quatro crianças pré-escolares com desenvolvimento típico. Durante as sessões, as crianças serão expostas a um "jogo de cartas" (evento passado), no qual a experimentadora apresentará seis diferentes figuras coloridas. Em seguida, as crianças serão solicitadas a relatar, na ausência das cartas e em diferentes intervalos de tempo (0 s, 2,5 min, 5 min, 10 min e 15 min), quais figuras foram apresentadas previamente. Três condições experimentais serão implementadas em um delineamento de tratamentos alternados adaptado. Na condição "Solicitação e Reforçamento de Tato Único", a criança será solicitada, durante o jogo de cartas (momento da exposição ao evento), a emitir apenas uma resposta de tato para cada carta (i.e., dizer o nome da figura) e terá as respostas corretas consequenciadas com elogios. Na condição "Solicitação e Reforçamento de Tato Múltiplo", a criança deverá emitir, durante o jogo de cartas, três respostas de tato para cada carta (i.e., nome, cor e função do estímulo) para ter acesso às consequências sociais. No "Bloqueio de Tato" (condição controle), a criança deverá, durante o jogo de cartas, emitir respostas verbais (e.g., intraverbais ou ecóicas) não relacionadas aos estímulos visuais, de forma a impedir a emissão de tatos encobertos. Os resultados serão analisados em relação ao número de respostas corretas de relatos de eventos passados durante as diferentes condições experimentais e em função dos diferentes intervalos de tempo.

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