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Desempenho Linguístico de Crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem: Uma Abordagem Longitudinal

Processo: 25/15835-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Maria Clara Coutinho de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da linguagem   Linguagem infantil   Linguagem   Linguagem expressiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de linguagem | Fonoaudiologia | Linguagem Expressiva | linguagem infantil | Linguagem Receptiva | Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem | Linguagem

Resumo

A comunicação é a troca de informações por meio de símbolos ecomportamentos socialmente aceitos. Embora envolva gestos e expressões faciais,a linguagem é fundamental, sendo um sistema de símbolos regido por regras. Odesenvolvimento da linguagem abrange aspectos como semântica, morfologia esintaxe, além da pragmática, que envolve a interpretação de mensagens nãoverbais. Fatores individuais e ambientais influenciam esse desenvolvimento, e aausência de marcos requer avaliações detalhadas das habilidades expressivas ereceptivas. O foco deste projeto é o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem(TDL), que resulta em um desenvolvimento linguístico atípico. O diagnóstico de TDLé feito quando o transtorno na linguagem não é justificado por fatores biomédicos.Fatores de risco incluem histórico familiar de transtornos do neurodesenvolvimento,estresse tóxico entre outros. O TELD-3 é uma ferramenta confiável para avaliar odesenvolvimento da linguagem em crianças, medindo habilidades receptivas eexpressivas. Sua aplicação no Brasil tem sido frequente em pesquisas. O TELD-3ajuda a caracterizar a diferença entre idade linguística e cronológica, permitindointervenções direcionadas. Estudos mostram que crianças com TDL desenvolvemhabilidades linguísticas mais lentamente, necessitando de intervenções precoces.No entanto, faltam pesquisas longitudinais sobre o desenvolvimento dessas criançasno Brasil. O objetivo deste estudo é comparar resultados longitudinais dashabilidades linguísticas de crianças com TDL, utilizando o TELD-3 em um laboratórioespecializado. (AU)

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