Busca avançada
Ano de início
Entree

Elementos-traço em foraminíferos como ferramenta para compreender as mudanças nas condições ambientais de águas superficiais e intermediárias da margem continental SE brasileira durante a Era Comum.

Processo: 25/16082-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 05 de janeiro de 2026
Data de Término da vigência: 04 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Renata Hanae Nagai
Beneficiário:Julia dos Reis de França
Supervisor: Maria Emilia Carvalho Salgueiro
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto Português Do Mar E Da Atmosfera, Portugal  
Vinculado à bolsa:24/04249-8 - Mudanças nas condições ambientais (temperatura e [CO3 2- ]) das águas superficiais e intermediárias da margem continental SE brasileira nos últimos dois milênios com base na composição geoquímica de testas de foraminíferos, BP.MS
Assunto(s):Região hidrográfica do Atlântico Sudeste   Elementos-traço   Foraminifera   Paleoceanografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atlântico Sudoeste | Elementos-traço | Era Comum | Foraminíferos | Paleoceanografia

Resumo

A presente proposta de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) tem por objetivo possibilitar a aquisição de dados essenciais para o alcance dos objetivos estabelecidos no projeto de mestrado "Mudanças nas condições ambientais (temperatura e [CO32-]) das águas superficiais e intermediárias da margem continental SE brasileira nos últimos dois milênios com base na composição geoquímica de testas de foraminíferos" (FAPESP processo nº2024/04249-8). Adicionalmente, a realização do estágio no exterior irá possibilitar a aquisição de conhecimento e experiência acadêmica da bolsista, contribuindo para uma formação de excelência. O período do estágio de pesquisa propõe 4 (quatro) meses no Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Lisboa (Portugal), sob a supervisão da Drª Emília Salgueiro. O período do estágio será destinado para a obtenção de dados da composição química elementar de testas de foraminíferos planctônicos e bentônicos obtidas em dois testemunhos sedimentares 777 (23°54.145'S, 41°37.453'W, profundidade: 1136 m) e 865 (27°4.423'S, 46°17.961'W, profundidade: 976 m) coletados na margem SE brasileira. Os dados de razão elemento/Ca serão convertidos em paleotemperatura, permitindo a avaliação de mudanças na temperatura das águas superficiais e intermediárias da área de estudo ao longo da Era Comum. Além de permitir compreender as condições do sistema carbonato em conjunto com isótopos de carbono adquiridos no Brasil. Durante esse período a bolsista terá a oportunidade de desenvolver novas habilidades, além de fortalecer vínculos entre institutos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)